O Kremlin declarou não ver novidade no plano da Índia de diversificar suas fontes de petróleo, incluindo a Rússia, após um acordo comercial com os EUA e declarações indianas sobre segurança energética.
A Rússia minimizou o anúncio da Índia sobre a diversificação de suas fontes de petróleo, afirmando que a prática não é uma novidade, pois o país asiático sempre adquiriu o produto de diversas nações, incluindo a própria Rússia. A declaração do Kremlin, por meio de seu porta-voz Dmitry Peskov, surge após um acordo comercial entre Índia e Estados Unidos e comentários do ministro do Comércio indiano, Piyush Goyal, sobre a importância da segurança energética em um cenário global em constante mudança.
A posição russa contrasta com especulações levantadas pelo então presidente Donald Trump, que havia sugerido a possibilidade de a Índia interromper as compras de petróleo russo. No entanto, Nova Délhi não confirmou publicamente tal intenção, e o Kremlin reforça que a Rússia é apenas um dos múltiplos fornecedores da Índia, indicando que não há novos desdobramentos significativos na relação comercial de energia entre os dois países.