A oposição protocolou o pedido de CPMI para investigar o Banco Master, com 278 assinaturas, mas a instalação depende da decisão do presidente do Congresso.
A oposição protocolou nesta terça-feira (3) o requerimento para a criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar suspeitas de fraude envolvendo o Banco Master. O pedido, articulado por parlamentares da oposição e de autoria do deputado Carlos Jordy (PL-RJ), já conta com 278 assinaturas, sendo 42 de senadores e 236 de deputados federais, superando o mínimo necessário de 198 apoios.
No entanto, a efetiva instalação da CPMI depende da leitura do requerimento em sessão conjunta da Câmara e do Senado, uma decisão que cabe ao presidente do Congresso, Davi Alcolumbre. A expectativa é que a sessão para a leitura ocorra somente em março, o que pode atrasar o cronograma da investigação. A proposta também enfrenta concorrência, pois há uma extensa lista de comissões aguardando instalação no Congresso, e a base do governo Lula não aderiu ao requerimento, preferindo outras frentes de apuração.