Um ex-engenheiro do Google foi condenado por roubar segredos comerciais de inteligência artificial da empresa para beneficiar companhias chinesas, enfrentando penas severas.
Um ex-engenheiro de software do Google, Linwei Ding, foi condenado em São Francisco por roubar segredos comerciais de inteligência artificial da gigante da tecnologia. Ding, que trabalhava secretamente para duas empresas chinesas, foi considerado culpado de sete acusações de espionagem econômica e sete de roubo de segredos comerciais após um julgamento de 11 dias. As informações subtraídas incluíam dados cruciais sobre a infraestrutura de hardware e a plataforma de software utilizadas no treinamento dos modelos de IA do Google.
Este caso, coordenado pela força-tarefa Disruptive Technology Strike Force do governo Biden, destaca a crescente preocupação com a segurança de informações tecnológicas sensíveis. As acusações podem resultar em penas severas, incluindo até 15 anos de prisão e multas de US$5 milhões por espionagem econômica, e 10 anos e US$250.000 por roubo de segredos comerciais. O Google cooperou plenamente com as autoridades durante a investigação e não foi acusado no processo.