O Ibovespa Futuro registra forte alta impulsionado pela sinalização do Banco Central de corte de juros em março e pela expectativa em torno da entrevista do ministro Fernando Haddad, em um dia de importantes indicadores econômicos.
O Ibovespa Futuro opera em forte alta nesta quinta-feira, com o contrato para fevereiro subindo 0,92% e atingindo 187.930 pontos, impulsionado pela indicação do Banco Central de um ciclo de corte de juros a partir de março. A decisão de manter a taxa Selic em 15% ao ano, com foco na meta de inflação, foi bem recebida pelo mercado. Além disso, a expectativa em torno da entrevista do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, adiciona um elemento de atenção, dadas as especulações sobre sua posição no governo.
O cenário positivo é reforçado pelo otimismo nos mercados internacionais, com bolsas asiáticas e europeias em alta, e Wall Street Futuro também registrando ganhos, impulsionados por balanços corporativos. No Brasil, a agenda econômica do dia inclui a divulgação do resultado do governo central pelo Tesouro Nacional e os dados do Caged de dezembro, que podem influenciar o humor dos investidores. O dólar à vista recua levemente, enquanto os preços do petróleo e do minério de ferro sobem, contribuindo para o ambiente de valorização.