Macron diz que é hora de a UE desafiar o dólar americano com empréstimos conjuntos e que acordo com Mercosul é ‘mau negócio’
10 de fevereiro, 2026 às 03:32
G1 Política
Resumo
O presidente francês Emmanuel Macron defende que a União Europeia desafie a hegemonia do dólar americano com empréstimos conjuntos e reitera que o acordo com o Mercosul é um "mau negócio".
Pontos principais
- Emmanuel Macron propõe que a UE utilize mecanismos de empréstimo conjunto, como eurobônus, para investir em grande escala e reduzir a dependência do dólar.
- Macron argumenta que a UE está subendividada em comparação com EUA e China, perdendo oportunidades de investimento tecnológico.
- O presidente francês reiterou sua visão de que o acordo entre UE e Mercosul é um "mau negócio" para a Europa.
- Ele defende a proteção das indústrias europeias e a simplificação do mercado interno da UE.
- Macron também mencionou a possibilidade de retaliação dos EUA contra países da UE que planejam proibir crianças de usar redes sociais.
- As declarações ocorrem antes de uma reunião de chefes de Estado e de governo europeus em Bruxelas para discutir competitividade.
- Macron avaliou positivamente o projeto do futuro avião de combate europeu (SCAF), apesar das tensões industriais entre França e Alemanha.
Tópicos relacionados
Entidades mencionadas
Pessoas
Emmanuel Macron (presidente da França)
Friedrich Merz (chanceler alemão)
Organizações
União Europeia (UE)
Mercosul
ONU
Reuters
Le Monde
The Economist
Lugares
Estados Unidos
China
Europa
França
Espanha
Bruxelas
