Fraude no INSS: prazo para contestar descontos indevidos acaba em um mês; veja como fazer
15 de janeiro, 2026 às 18:20
G1 Política
Resumo
Aposentados e pensionistas do INSS têm até 14 de fevereiro para contestar descontos indevidos e aderir ao acordo de ressarcimento, que já devolveu R$ 2,8 bilhões a 4,2 milhões de beneficiários.
Pontos principais
- O prazo final para contestar descontos indevidos no INSS é 14 de fevereiro, mas a adesão ao acordo de ressarcimento continua disponível após essa data.
- O acordo permite a devolução, com correção, de valores descontados indevidamente por entidades associativas, sem necessidade de ação judicial.
- Até 14 de janeiro, 6,2 milhões de pessoas contestaram as cobranças, e 4,2 milhões já receberam o ressarcimento, totalizando R$ 2,8 bilhões.
- Beneficiários que contestaram e não tiveram resposta ou receberam resposta irregular podem aderir ao plano de ressarcimento.
- O processo de contestação e adesão pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS, site gov.br/inss, Central 135 ou agências dos Correios.
- O INSS alerta que não envia links por WhatsApp, e-mail ou SMS, e a comunicação é feita apenas por canais oficiais.
- O INSS fará a contestação de ofício para idosos com 80 anos ou mais, indígenas e quilombolas que ainda não solicitaram o reembolso.
Tópicos relacionados
Entidades mencionadas
Organizações
INSS
G1
Correios
