Daily Journal

O Futuro da Informação

Documentos revelam que Rússia usa lista de procurados da Interpol para perseguir opositores no exterior

28 de janeiro, 2026 às 05:00
G1 Mundo

Resumo

Documentos vazados revelam que a Rússia tem utilizado indevidamente as listas de procurados da Interpol para perseguir opositores políticos, empresários e jornalistas no exterior, apesar dos mecanismos de controle da organização.

Pontos principais

  • Milhares de arquivos vazados por um denunciante da Interpol expõem o uso indevido da organização pela Rússia para perseguir críticos no exterior.
  • A Rússia usa as listas de procurados da Interpol para pedir a prisão de adversários políticos, empresários e jornalistas sob acusações criminais.
  • A unidade de reclamações da Interpol recebeu mais queixas relativas à Rússia do que a qualquer outro país na última década, e muitas foram canceladas.
  • Mecanismos adicionais de verificação criados pela Interpol após a invasão da Ucrânia não impediram o abuso, e algumas medidas foram silenciosamente abandonadas em 2025.
  • O empresário Igor Pestrikov teve seu nome incluído na lista de difusão vermelha após fugir da Rússia e teve o pedido de detenção cancelado pela CCF por motivação política.
  • Advogados especializados criticam a Interpol por não conseguir evitar o abuso do sistema e sugerem a suspensão de países que o utilizam indevidamente.
  • Relatórios internos da Interpol de 2024 e 2025 mostram preocupações com o abuso russo, incluindo tentativas de impor difusões vermelhas a juízes do Tribunal Penal Internacional.

Entidades mencionadas

Pessoas
Igor Pestrikov (empresário)
Ben Keith (advogado britânico)
Yuriy Nemets (advogado internacional)
Armen Aramyan (jornalista)
Alexei Navalny (líder da oposição)
Lyubov Sobol (aliada de Navalny)
Gleb Karakulov (desertor)
Putin (presidente da Rússia)
Maria Lvova-Belova (comissária dos direitos das crianças da Rússia)
Organizações
Interpol
BBC
Disclose
Comissão de Controle dos Arquivos da Interpol (CCF)
Ministério do Interior da Rússia
Tribunal Penal Internacional
Lugares
Rússia
Ucrânia
Turquia
França
Abu Dhabi
Emirados Árabes Unidos
Armênia
Alemanha