Deputados Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy, ambos do PL, são alvo de operação da PF por suspeita de desvio de verba pública
19 de dezembro, 2025 às 20:50
G1 - Notícias
Resumo
A Polícia Federal deflagrou uma operação que investiga os deputados federais Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy, ambos do PL, por suspeita de desvio de verba pública da cota parlamentar, com apreensão de dinheiro e quebra de sigilos autorizada pelo STF.
Pontos principais
- A Polícia Federal investiga os deputados Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy (PL) por suspeita de desvio de verba pública.
- A operação incluiu buscas e apreensões, com R$ 470 mil em espécie encontrados no apartamento de Sóstenes Cavalcante em Brasília.
- O ministro Flávio Dino (STF) autorizou a operação e a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos deputados, após parecer favorável da PGR.
- Os deputados são suspeitos de desviar dinheiro da cota parlamentar usando empresas de fachada e funcionários para simular contratos.
- A PF identificou movimentação atípica de R$ 27 milhões por assessores dos parlamentares e do PL, utilizando a técnica de lavagem de dinheiro conhecida como "smurfing".
- Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy negam as irregularidades, alegando perseguição e justificando a origem do dinheiro e a contratação da empresa de locação de veículos.
- O presidente da Câmara, Hugo Motta, afirmou que a Casa respeita o trabalho do STF e não protegerá condutas incorretas, mas acompanhará para evitar exageros.
Tópicos relacionados
Entidades mencionadas
Pessoas
Sóstenes Cavalcante
Carlos Jordy
Flávio Dino
Adailton Oliveira Santos
Itamar de Souza Santana
Hugo Motta
Organizações
Polícia Federal
Partido Liberal
PL
Supremo Tribunal Federal
STF
Procuradoria-Geral da República
PGR
Câmara dos Deputados
Republicanos
Jornal Nacional
Haruê Locação de Veículos
Lugares
Brasília
Rio de Janeiro
Minas Gerais
