Daily Journal

O Futuro da Informação

'Depois da Venezuela, Trump vai tentar influenciar eleições no Brasil, mas pode prejudicar a direita', diz especialista americano

6 de janeiro, 2026 às 06:38
G1 Política

Resumo

Especialista americano Erick Langer avalia que Donald Trump tentará influenciar as eleições brasileiras após a operação na Venezuela, mas alerta que isso pode prejudicar a direita devido ao nacionalismo.

Pontos principais

  • Erick Langer, professor da Universidade de Georgetown, afirma que Trump continuará a intervir na América Latina, com foco na Venezuela para exploração de petróleo.
  • Langer sugere que a saída de Maduro foi resultado de um acordo com Delcy Rodríguez e Diosdado Cabello, que traíram o presidente para manter o poder.
  • O especialista acredita que Trump não apoia María Corina Machado por considerá-la menos manipulável que Delcy Rodríguez.
  • Trump deve aumentar a pressão sobre o México para cortar o apoio a Cuba, visando um estrangulamento econômico da ilha.
  • Langer prevê que Trump tentará influenciar as eleições presidenciais brasileiras, mas isso pode fortalecer o nacionalismo e prejudicar a direita.
  • O Brasil é visto como o único país da América Latina grande o suficiente para se opor às investidas de Trump na região.
  • A China, principal parceira econômica da América Latina, terá um papel crucial na reação às ações de Trump, especialmente em relação aos investimentos na Venezuela.

Tópicos relacionados

Entidades mencionadas

Pessoas
Donald Trump
Erick Langer
Nicolás Maduro
Delcy Rodríguez
Diosdado Cabello
María Corina Machado
Gustavo Petro
Marco Rubio
Claudia Sheinbaum
Javier Milei
Lula
Barack Obama
Joe Biden
Cipriano Castro
Juan Vicente Gómez
Edmundo González
Organizações
Universidade de Georgetown
BBC News Brasil
AFP
Getty Images
PDVSA
ExxonMobil
ConocoPhilips
The Atlantic
Lugares
Venezuela
Brasil
Estados Unidos
Washington
América Latina
México
Cuba
Colômbia
Nicarágua
China
Peru
Haiti
Costa Rica
Honduras
Argentina
Nova York
Orinoco
Ucrânia
Taiwan