Após prisão, governo britânico estuda retirar ex-príncipe Andrew da linha de sucessão
20 de fevereiro, 2026 às 18:35
InfoMoney
Resumo
O governo britânico está considerando um projeto de lei para remover o ex-príncipe Andrew da linha de sucessão ao trono, após sua prisão e devido aos seus vínculos com Jeffrey Epstein.
Pontos principais
- O governo do Reino Unido avalia um projeto de lei para retirar Andrew Mountbatten-Windsor da linha de sucessão ao trono britânico.
- Andrew permanece como o oitavo na linha sucessória, apesar de ter sido destituído de seus títulos em outubro por causa de seus vínculos com Jeffrey Epstein.
- O ministro da Defesa, Luke Pollard, apoia a medida, considerando-a "o certo a fazer" e confirmou a colaboração com o Palácio de Buckingham.
- Andrew foi preso sob suspeita de má conduta em cargo público e liberado após 11 horas, negando qualquer irregularidade.
- A remoção exigiria a aprovação de uma lei no Parlamento britânico e a sanção real do rei Charles III.
- A mudança também precisaria ser endossada pelos 14 países da Commonwealth que têm o monarca britânico como chefe de Estado.
- A última alteração na linha de sucessão por ato do Parlamento ocorreu em 2013, e a última remoção de um integrante por legislação foi em 1936.
Tópicos relacionados
Entidades mencionadas
Pessoas
Andrew Mountbatten-Windsor
Charles III (rei)
Jeffrey Epstein (criminoso sexual)
Luke Pollard (ministro da Defesa)
Edward VIII (ex-rei)
Organizações
BBC
Palácio de Buckingham
Parlamento britânico
Câmara dos Comuns
Câmara dos Lordes
Commonwealth
Lugares
Reino Unido
Canadá
Austrália
Jamaica
Nova Zelândia
