Home / Tópicos / Romeu Zema / Revisões
Romeu Zema
Adicionado evento de 14/01/2026 sobre a intenção de Zema de deixar o governo em março de 2026 para disputar a Presidência da República.
Romeu Zema é o governador de Minas Gerais pelo partido Novo. Ele é autor de projetos de lei para privatização de estatais, como a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), defendendo a medida como essencial para modernizar serviços, atrair investimentos e amortizar a dívida estadual com a União, estimada em cerca de R$ 180 bilhões. Zema deve se desincompatibilizar do cargo de governador em março de 2026, com o objetivo de disputar a Presidência da República. Após sua saída, ele planeja intensificar viagens pelo país em busca de apoio político e eleitoral para sua campanha presidencial.
Zema enviou à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em 2023, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que retirou a exigência de referendo popular para desestatizações, como a da Copasa, aprovada no início de novembro. Em dezembro de 2025, apresentou projeto de lei autorizando a privatização da Copasa, empresa na qual o estado detém 50,03% das ações e que atua em 637 municípios com abastecimento de água e 308 com esgoto (incluindo Copanor). A proposta prevê perda de controle acionário do estado via venda de ações ou aumento de capital, com golden share para veto em decisões chave. Recursos devem ser usados para pagar dívidas via Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) e fundo de saneamento. A lei garante metas de universalização, manutenção de contratos por 18 meses e teto de voto por acionista. Oposição critica riscos de aumento de tarifas, precarização e demissões. Protestos de servidores ocorreram na ALMG.