Visão geral
Nicole Silveira é uma atleta brasileira de skeleton, conhecida por alcançar o melhor resultado olímpico do Brasil em provas de gelo. Em 2026, nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão e Cortina, ela conquistou a 11ª colocação na modalidade, superando sua própria marca de 2022. Além de sua carreira esportiva de alto rendimento, Nicole também atua como enfermeira.
Contexto histórico e desenvolvimento
Nascida em Rio Grande (RS), Nicole Silveira mudou-se para Calgary, no Canadá, aos sete anos de idade, onde teve seu primeiro contato com o skeleton. Sua trajetória esportiva a levou a competir em nível olímpico, representando o Brasil. Em 2022, nos Jogos de Inverno de Pequim, ela obteve a 13ª posição. Em 2026, nos Jogos de Inverno de Milão e Cortina, Nicole aprimorou seu desempenho, alcançando a 11ª colocação, o que se tornou o melhor resultado olímpico do Brasil em provas de gelo até então, considerando-se que o nono lugar de Isabel Clark em 2006 foi no snowboard cross (neve). Seu tempo total na competição de 2026 foi de 3min51s82, ficando a 42 centésimos de segundo de um top-10. Durante a pandemia de COVID-19, Nicole continuou exercendo sua profissão de enfermeira, inclusive em hospitais infantis.
Linha do tempo
- 2006: Isabel Clark alcança o 9º lugar no snowboard cross nos Jogos de Turim, o melhor desempenho do Brasil em Olimpíadas de Inverno até então, em modalidade de neve.
- 2020: Nicole Silveira atua como enfermeira durante a pandemia de COVID-19.
- 2022: Nicole Silveira participa dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, conquistando a 13ª colocação no skeleton.
- 2026: Nicole Silveira alcança a 11ª colocação no skeleton nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão e Cortina, registrando o melhor resultado olímpico do Brasil em provas de gelo.
Principais atores
- Nicole Silveira: Atleta brasileira de skeleton.
- Kim Meylemans: Atleta belga de skeleton e esposa de Nicole Silveira, que ficou em 6º lugar na mesma competição de 2026.
- Janine Flock: Atleta austríaca, medalhista de ouro no skeleton em 2026.
- Susanne Kreher: Atleta alemã, medalhista de prata no skeleton em 2026.
- Jacqueline Pfeifer: Atleta alemã, medalhista de bronze no skeleton em 2026.
- Isabel Clark: Atleta brasileira de snowboard, que obteve o 9º lugar em Turim 2006.
- Lucas Pinheiro Braathen: Atleta que conquistou o primeiro ouro para o Brasil em uma Olimpíada de Inverno, na prova de slalom gigante, no mesmo dia do feito de Nicole em 2026.
Termos importantes
- Skeleton: Esporte de inverno individual em que o atleta desce uma pista de gelo a bordo de um trenó, de bruços e com a cabeça para frente, atingindo altas velocidades. O vencedor é determinado pela menor somatória de tempo em quatro descidas.
- Jogos Olímpicos de Inverno: Competição multiesportiva internacional realizada a cada quatro anos, com modalidades praticadas na neve e no gelo.
- Snowboard cross: Modalidade de snowboard em que vários competidores descem uma pista com obstáculos simultaneamente.