FIIs
Adicionado evento de 18/02/2026 sobre o investimento do FII TRXF11 em um galpão logístico para a Shopee em Londrina, Paraná, e expandido as seções de atores e termos importantes.
Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) são veículos de investimento coletivo que aplicam recursos em empreendimentos imobiliários. Eles permitem que investidores participem do mercado imobiliário sem a necessidade de adquirir propriedades diretamente, podendo investir em diversos tipos de imóveis, como lajes corporativas, shoppings, galpões logísticos, hospitais, entre outros. Os FIIs são negociados em bolsa de valores, o que lhes confere liquidez.
Os FIIs surgiram como uma forma de democratizar o acesso ao mercado imobiliário, permitindo que pequenos e grandes investidores pudessem adquirir cotas de grandes empreendimentos. O desenvolvimento desses fundos no Brasil tem sido marcado pela expansão e diversificação dos tipos de ativos que compõem suas carteiras. Em São Paulo, regiões tradicionais como Itaim e Paulista, que haviam enfrentado períodos de alta vacância, voltaram a ser consideradas atrativas para os FIIs, indicando uma retomada do interesse e oportunidades de investimento nesses locais. A estratégia de portfólio de muitos FIIs tem se consolidado em modelos híbridos, com exposição a diferentes segmentos como renda urbana, varejo essencial, saúde e logística, buscando previsibilidade de receita e valorização a longo prazo.