Home / Tópicos / Adriano Silva / Revisões
Adriano Silva
Criação inicial da página
Adriano Silva é um político brasileiro, filiado ao partido Novo, que atualmente ocupa o cargo de prefeito de Joinville, Santa Catarina. Em 2024, foi reeleito no primeiro turno com 78% dos votos na maior cidade do estado. Em janeiro de 2026, foi anunciado como pré-candidato a vice-governador na chapa de reeleição de Jorginho Mello (PL) para o governo de Santa Catarina. Ele é conhecido por suas posições de direita e por ter criticado a possível candidatura de Carlos Bolsonaro ao Senado por Santa Catarina.
Adriano Silva consolidou sua carreira política como prefeito de Joinville, sendo reeleito com uma expressiva votação em 2024. Seu desempenho eleitoral chamou a atenção de diversos partidos, resultando em convites para compor chapas nas próximas eleições. Em janeiro de 2026, o governador Jorginho Mello anunciou Silva como seu pré-candidato a vice-governador, uma decisão que surpreendeu o MDB, partido que esperava a vaga e já tinha negociações avançadas com o governador. A escolha de Silva foi vista como um movimento para unir as forças de direita em Santa Catarina e foi bem recebida pela ala bolsonarista do PL no estado. A decisão, no entanto, gerou atritos com o MDB, que passou a discutir sua permanência no governo estadual.
Antes de ser escolhido como vice, Adriano Silva havia se posicionado criticamente em relação à indicação de Carlos Bolsonaro para concorrer ao Senado por Santa Catarina. Em entrevista, ele classificou a possível candidatura como uma "agressão" ao estado, argumentando que a vaga deveria ser ocupada por lideranças locais que já realizavam um bom trabalho, como Caroline de Toni, Gilson Marques e Esperidião Amin.