Paleontólogos italianos encontraram milhares de pegadas de dinossauros, algumas com até 40 cm, em uma parede rochosa no Parque Nacional Stelvio, próximo a Bormio, sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026.
Uma descoberta paleontológica significativa foi feita no Parque Nacional Stelvio, na Itália, onde milhares de pegadas de dinossauros foram encontradas em uma parede rochosa quase vertical. Algumas das pegadas medem até 40 centímetros e se estendem por cinco quilômetros, a mais de 2 mil metros de altitude, próximo a Bormio, uma das sedes dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026.
Cristiano Dal Sasso, paleontólogo, descreveu o sítio como um dos maiores e mais espetaculares da Itália para o período Triássico. Acredita-se que as pegadas foram deixadas por plateossauros há mais de 200 milhões de anos em uma lagoa quente. A lama da época, agora rocha sedimentar, preservou detalhes anatômicos como impressões de dedos e garras. A movimentação da placa africana dobrou essas rochas, elevando as pegadas para a posição vertical atual. A descoberta, feita por um fotógrafo de vida selvagem, é considerada um presente inesperado para os Jogos de Milão-Cortina 2026.