O Comitê Olímpico Internacional (COI) enfrenta críticas por comercializar itens relacionados aos Jogos Olímpicos de Berlim de 1936, evento marcado pela propaganda nazista de Adolf Hitler.
O Comitê Olímpico Internacional (COI) está sob fogo cruzado por comercializar produtos da sua Coleção Patrimônio que fazem referência aos Jogos Olímpicos de Berlim de 1936. Este evento é amplamente reconhecido por ter sido utilizado como uma plataforma de propaganda pelo regime nazista de Adolf Hitler, que buscava demonstrar a superioridade ariana e excluiu atletas judeus alemães. Uma camiseta com o pôster original dos Jogos foi retirada do site oficial do COI após a controvérsia, evidenciando a sensibilidade histórica do tema.
Em resposta às críticas, um porta-voz do COI defendeu a Coleção Patrimônio, explicando que ela visa celebrar a arte e o design olímpico de todas as edições dos Jogos. O comitê afirmou reconhecer o contexto histórico, mas também a importância da participação dos atletas, como o caso notável de Jesse Owens, que conquistou quatro medalhas de ouro. O COI mencionou ainda que o contexto histórico é melhor detalhado no Museu Olímpico de Lausanne e que a venda dos produtos foi limitada, buscando equilibrar a preservação da história olímpica com a devida consideração ao seu passado complexo.