Os EUA enviaram o porta-aviões USS Gerald R. Ford para o Oriente Médio, intensificando a pressão sobre o Irã, enquanto Trump expressa apoio a uma mudança de regime em meio a negociações nucleares.
Os Estados Unidos estão enviando o USS Gerald R. Ford, o maior e mais moderno porta-aviões do mundo, para o Oriente Médio, conforme noticiado pelo The New York Times. A movimentação tem como objetivo intensificar a campanha de pressão do presidente Trump sobre a liderança do Irã, particularmente em relação ao seu programa nuclear. O navio, que estava anteriormente no Caribe, em frente à Venezuela, se integrará ao grupo de ataque do USS Abraham Lincoln no Golfo Pérsico, marcando uma escalada na presença militar americana na região.
A decisão ocorre em meio a negociações sobre o programa nuclear iraniano que não progrediram, e o presidente Trump já havia ameaçado com uma ação militar "muito dura" caso um acordo não fosse alcançado. Além disso, Trump manifestou apoio a uma potencial mudança de regime no Irã, sugerindo que seria "a melhor coisa". Washington busca incluir mísseis balísticos e apoio a grupos armados nas negociações nucleares, o que o Irã rejeita, e a repressão a manifestações no Irã em janeiro também aprofundou a crise na região.
A ação sublinha a postura americana de manter a pressão sobre Teerã, com outros países do Oriente Médio temendo que uma ofensiva possa escalar para um conflito regional. Trump ameaçou atacar o Irã, que por sua vez prometeu retaliação, alimentando temores de uma guerra mais ampla. Autoridades também alertam que longas mobilizações de porta-aviões podem prejudicar o moral dos tripulantes.
InfoMoney • 13 fev, 20:40
InfoMoney • 13 fev, 07:51
G1 Mundo • 13 fev, 00:04