A Câmara dos Deputados dos EUA aprovou um projeto de lei que exige comprovação de cidadania para o registro eleitoral, gerando críticas da oposição e levantando debates sobre o acesso ao voto.
A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou um controverso projeto de lei que exige a comprovação de cidadania para o registro eleitoral nas próximas eleições de meio de mandato, as 'midterms', agendadas para 3 de novembro. A medida, que prevê penalidades criminais para funcionários que registrarem eleitores sem a documentação exigida, foi aprovada por uma margem apertada de 218 a 213 votos e segue agora para o Senado, onde sua aprovação é considerada improvável.
Este projeto de lei é a versão mais recente de uma iniciativa impulsionada por alegações falsas de fraude eleitoral feitas por Donald Trump durante sua campanha presidencial. A oposição tem criticado veementemente a proposta, argumentando que ela impõe encargos desnecessários aos eleitores e busca concentrar o poder eleitoral, potencialmente dificultando o acesso ao voto para milhões de cidadãos.