Narges Mohammadi, Nobel da Paz 2023, foi condenada a mais 7 anos e meio de prisão no Irã, sua oitava sentença em 25 anos de ativismo contra o regime.
A ganhadora do Prêmio Nobel da Paz de 2023, Narges Mohammadi, foi condenada a mais sete anos e meio de prisão no Irã, marcando sua oitava sentença em 25 anos de ativismo. A ativista, conhecida por sua incansável luta contra a opressão às mulheres no país, recebeu uma pena de seis anos por 'reunião e conspiração para cometer crimes' e 18 meses por 'atividades de propaganda', além de uma proibição de viajar por dois anos. A sentença foi proferida por um Tribunal Revolucionário em Mashhad, um dia antes de ser tornada pública.
Mohammadi, que está detida desde dezembro de 2025, já havia sido presa em diversas ocasiões e tem realizado greves de fome para reivindicar direitos básicos na prisão. Seu advogado, Mostafa Nili, expressa esperança de que a saúde debilitada de Mohammadi permita sua libertação temporária para tratamento médico. A ativista não vê seus dois filhos, que vivem em Paris, desde 2015 e denunciou pressão das autoridades sobre a casa de seu irmão em Mashhad.