O Irã anunciou a implantação do míssil balístico Khorramshahr 4 (Khaibar) em uma base subterrânea, às vésperas de negociações com os EUA sobre seu programa nuclear, elevando as tensões regionais.
O Irã anunciou a implantação de um míssil balístico avançado, o Khorramshahr 4 (Khaibar), em uma base subterrânea da Guarda Revolucionária, conforme noticiado pela TV estatal iraniana. Esta movimentação estratégica, que inclui um míssil com alcance de 2.000 km e capacidade de transportar uma ogiva de 1.500 kg, ocorre em um momento de alta tensão, um dia antes de um encontro crucial entre representantes dos EUA e Irã em Omã para discutir o programa nuclear de Teerã.
A ação é vista como uma mensagem a adversários regionais e extrarregionais, alinhando-se a uma mudança na doutrina das Forças Armadas iranianas, de defensiva para ofensiva. A região tem sido palco de incidentes recentes, como o abate de um drone iraniano e a tentativa de interceptação de um petroleiro dos EUA no Estreito de Ormuz, intensificando a pressão sobre o Irã, que já enfrenta sanções americanas desde a retirada dos EUA do acordo nuclear em 2018.