Hospitais alemães estão em alerta máximo devido a uma série de incidentes inexplicáveis, incluindo ataques de drones, ciberataques e incêndios criminosos, que autoridades de segurança classificam como potenciais atos de guerra híbrida.
Hospitais na Alemanha estão em estado de alerta após uma série de "incidentes inexplicáveis", que incluem ataques de drones, ciberataques e incêndios criminosos, levando as autoridades de segurança a considerá-los como potenciais atos de guerra híbrida. A Associação de Hospitais de Berlim (BKG) emitiu um aviso, destacando a vulnerabilidade dessas instalações. Incidentes notáveis, como uma explosão no hospital Vivantes e um incêndio no Charité, que afetaram áreas de tratamento de pacientes com câncer, estão sob investigação por incêndio criminoso com motivação política.
O Departamento Federal de Proteção da Constituição (BfV) também investiga ataques de ransomware, supostamente realizados por hackers russos, embora a ligação direta com agências estatais russas seja difícil de comprovar. Especialistas alertam que a falta de investimento em segurança e a crescente disposição para a violência, exacerbada pela desinformação online, tornam os hospitais alvos fáceis. A Alemanha enfrenta desafios significativos na proteção de suas infraestruturas críticas, com um estudo estimando a necessidade de 2,7 bilhões de euros em investimentos e 670 milhões de euros anuais para proteger adequadamente os hospitais contra esses tipos de ataques.