O tratado Novo START, último acordo de controle de armas nucleares entre EUA e Rússia, expirou, mas ambos os países concordam em agir responsavelmente e retomar negociações.
O Kremlin confirmou o fim do tratado Novo START, o último acordo de controle de armas nucleares entre a Rússia e os Estados Unidos, que expirou na quinta-feira, 5 de fevereiro. Apesar do pesar pelo término do acordo que limitava mísseis, lançadores e ogivas estratégicas, o porta-voz Dmitry Peskov afirmou que a Rússia manterá uma postura responsável em relação à estabilidade nuclear estratégica. Tanto o Kremlin quanto os EUA concordam na necessidade de retomar as negociações sobre arsenais nucleares e em agir de forma responsável.
A Rússia havia proposto uma prorrogação voluntária de um ano para o tratado, visando discutir um acordo sucessor, mas não recebeu uma resposta formal dos Estados Unidos. A discussão sobre o futuro do tratado foi inclusive tema de conversa entre o presidente russo Vladimir Putin e o presidente chinês Xi Jinping. Críticas ao Novo START, como as de Donald Trump que sugeriu um novo acordo mais abrangente, e a possibilidade de inclusão da China em futuras negociações, indicam a complexidade do cenário pós-tratado.