A China lamentou o fim do tratado nuclear New START, instando os EUA a retomarem o diálogo de estabilidade estratégica com a Rússia e reiterando sua política nuclear de autodefesa.
A China fez um apelo direto aos Estados Unidos para que respondam de forma "ativa e responsável" à Rússia e retomem o diálogo bilateral sobre estabilidade estratégica. A declaração, feita pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Lin Jian, ocorre após a expiração do tratado nuclear New START, um pilar fundamental para a estabilidade global e o controle de armas nucleares. Pequim considera essencial que Washington dê uma resposta positiva à sugestão russa de continuar observando os limites centrais do tratado, lamentando seu fim e alertando para os impactos negativos na estabilidade global.
Lin Jian reiterou a política "extremamente prudente e responsável" da China sobre armas nucleares, mantendo suas forças no nível mínimo necessário para a segurança nacional e aderindo à política de não uso primeiro. A China defende que o desarmamento nuclear deve preservar a estabilidade estratégica global e não comprometer a segurança de nenhum país. Contudo, Pequim não considera apropriado participar de negociações trilaterais de desarmamento devido à significativa diferença de escala entre seu arsenal nuclear e os dos Estados Unidos e da Rússia.