A agência reguladora de medicamentos do Reino Unido, MHRA, emitiu um alerta sobre o pequeno, mas grave, risco de pancreatite aguda em usuários de medicamentos agonistas GLP-1, conhecidos como canetas emagrecedoras.
O Reino Unido, por meio da Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA), emitiu um alerta sobre o risco, ainda que pequeno, de pancreatite aguda grave associada ao uso de medicamentos agonistas GLP-1, popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras. Embora a pancreatite aguda seja um efeito colateral raro, a MHRA enfatiza a importância de médicos e pacientes estarem cientes dos sintomas iniciais, como dor abdominal intensa, náuseas e vômitos.
Alison Cave, da MHRA, reforçou que, apesar do alerta, esses medicamentos são considerados seguros e eficazes para a maioria dos pacientes, sendo utilizados no tratamento de diabetes tipo 2, controle de peso e redução de risco cardiovascular. A preocupação surge em um contexto de crescente uso, com uma pesquisa da University College London estimando que 1,6 milhão de adultos no Reino Unido utilizarão canetas emagrecedoras entre 2024 e 2025.