O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou uma nova rodada de negociações de paz trilateral para esta semana, enquanto aguarda detalhes dos EUA, em meio a ataques aéreos e pressão por um acordo.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou que uma nova rodada de negociações de paz trilateral envolvendo Estados Unidos, Ucrânia e Rússia ocorrerá nesta semana, entre quarta e quinta-feira. O anúncio surge em um momento crítico, com Kiev sob intensa pressão dos EUA para aceitar um acordo de cessar-fogo e enfrentando contínuos ataques aéreos russos que devastaram sua infraestrutura energética. Zelensky afirmou que a Ucrânia está se preparando para as negociações da próxima semana e aguarda informações detalhadas dos Estados Unidos, sugerindo que um encontro previamente agendado para domingo nos Emirados Árabes Unidos pode não se concretizar.
A Ucrânia, segundo Zelensky, está pronta para negociações substantivas em busca de um fim digno para o conflito, mas as divergências persistem, especialmente quanto à retirada das tropas russas de territórios ocupados e ao futuro da Ucrânia em relação à OTAN. Enquanto a Rússia concordou em suspender temporariamente ataques a Kiev devido às baixas temperaturas, outras cidades continuam sob ataque, como evidenciado pelo recente incidente em Zaporizhzhia, onde um drone russo atingiu uma maternidade, ferindo mulheres e provocando um incêndio.