Daily Journal

O Futuro da Informação

Venezuela liberta especialista em petróleo cuja detenção levantou suspeitas

17 de fevereiro, 2026 às 16:49
InfoMoney

Resumo

A Venezuela libertou Evanan Romero, um consultor de petróleo com cidadania americana e assessor da oposição, após quatro dias de detenção, levantando preocupações sobre os riscos para o país e a repressão política, apesar dos esforços para reativar a indústria petrolífera e o afrouxamento de sanções pelos EUA.

Pontos principais

  • Evanan Romero, consultor de petróleo e assessor da líder da oposição María Corina Machado, foi libertado na Venezuela após quatro dias de detenção.
  • Romero, de 86 anos e com cidadania americana, foi preso em Maracaibo e transferido para uma clínica particular, permanecendo sob custódia devido a uma disputa judicial de 2010.
  • O caso destaca a falta de um sistema judicial independente na Venezuela e a dificuldade em determinar se as prisões são politicamente motivadas.
  • Outros cidadãos americanos ou com dupla nacionalidade foram presos na Venezuela, com alguns sendo libertados e outros, como José Ignacio Moreno Suárez, permanecendo detidos.
  • A Venezuela afirma ter libertado mais de 800 pessoas como um "gesto de paz", mas organizações não governamentais verificaram apenas metade e indicam que mais de 800 continuam presas.
  • A detenção de Romero ocorre em um contexto de afrouxamento das sanções dos EUA e esforços para reativar a indústria petrolífera venezuelana, com a nova liderança em Caracas agindo com cautela, mas mantendo a repressão.
  • A indústria petrolífera venezuelana, que já foi uma das maiores do mundo, declinou significativamente após a nacionalização e a ascensão de Hugo Chávez.

Entidades mencionadas

Pessoas
Evanan Romero (consultor de petróleo, assessor de oposição, ex-vice-ministro do petróleo)
María Corina Machado (líder da oposição)
Nicolás Maduro (ex-presidente da Venezuela)
Cilia Flores (esposa de Nicolás Maduro)
José Ignacio Moreno Suárez (advogado)
Delcy Rodríguez (líder atual, ex-vice-presidente de Maduro)
Geoff Ramsey (analista do Atlantic Council)
Hugo Chávez (falecido líder socialista)
Organizações
Bloomberg
Interpol
Gold Reserve
Justicia, Encuentro y Perdón
Departamento de Estado (EUA)
Ministério da Informação da Venezuela
Atlantic Council
Chevron Corp.
BP PLC
Eni SpA
Repsol SA
Shell PLC
Intevep
Petróleos de Venezuela SA (PDVSA)
Lugares
Venezuela
Houston
Maracaibo
Washington
EUA
Caracas
Tulsa