TSE anula julgamento que mantinha cassação do senador Beto Faro e manda TRE-PA refazer análise
20 de fevereiro, 2026 às 11:29
G1 Política
Resumo
O TSE anulou o julgamento que mantinha a cassação do mandato do senador Beto Faro (PT) pelo TRE-PA e determinou que o caso seja reanalisado pela corte estadual devido a irregularidades processuais.
Pontos principais
- O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anulou o julgamento que mantinha a cassação do mandato do senador Beto Faro (PT) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA).
- A decisão do TSE determina que o TRE-PA refaça a análise do caso.
- O ministro André Mendonça identificou irregularidades no julgamento anterior que confirmou a cassação, especificamente no uso do 'voto de qualidade'.
- A cassação original pelo TRE-PA, em maio de 2025, e sua manutenção em outubro do mesmo ano, foram baseadas em supostas práticas de abuso de poder econômico, corrupção, assédio eleitoral e captação ilícita de votos nas Eleições de 2022.
- As investigações apontam um esquema de aliciamento de funcionários da empresa Kapa Capital Facilities LTDA em troca de votos.
- A assessoria do senador Beto Faro afirmou que a decisão do TSE restabelece as garantias processuais e que o senador confia na Justiça Eleitoral.
Tópicos relacionados
Entidades mencionadas
Pessoas
Beto Faro (senador)
André Mendonça (ministro)
Organizações
Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA)
Kapa Capital Facilities LTDA
Lugares
Pará
