Daily Journal

O Futuro da Informação

Ministério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça o Brasil

30 de janeiro, 2026 às 20:00
Agência Brasil - EBC

Resumo

O Ministério da Saúde do Brasil e a OMS afirmam que o vírus Nipah, com casos recentes na Índia, tem baixo potencial pandêmico e não representa ameaça para a população brasileira, que está sob monitoramento contínuo.

Pontos principais

  • O Ministério da Saúde do Brasil declarou que o vírus Nipah não representa uma ameaça para o país, alinhando-se à avaliação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
  • Dois casos do vírus Nipah foram confirmados na província indiana de Bengala Ocidental, com o último diagnóstico em 13 de janeiro, e todos os 198 contatos identificados testaram negativo.
  • O Brasil mantém protocolos permanentes de vigilância e resposta a agentes patogênicos, em articulação com instituições como o Instituto Evandro Chagas e a Fiocruz, e a Opas.
  • O vírus Nipah, descoberto em 1999 na Malásia, é detectado regularmente em Bangladesh e na Índia, sendo classificado como zoonótico.
  • O professor Benedito Fonseca explica que a incidência na Índia está ligada a uma espécie de morcego hospedeiro, que não existe nas Américas, limitando o potencial pandêmico do vírus.
  • A transmissão ocorre pelo consumo de frutas e seiva doce contaminadas por morcegos e, em alguns casos, por secreções de pessoas infectadas.

Tópicos relacionados

Entidades mencionadas

Pessoas
Benedito Fonseca (professor de infectologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) e consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia)
Organizações
Ministério da Saúde
Organização Mundial da Saúde (OMS)
Instituto Evandro Chagas
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Organização Pan-Americana da Saúde (Opas)
Sociedade Brasileira de Infectologia
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP)
Lugares
Brasil
Bengala Ocidental (Índia)
Índia
Sudeste da Ásia
Malásia
Bangladesh
Europa
Américas