Lula e Macron tratam de defesa, ciência e tecnologia e comércio
19 de fevereiro, 2026 às 16:28
Agência Brasil - EBC
Resumo
Durante visita à Índia, o presidente Lula se reuniu com Emmanuel Macron para discutir cooperação em defesa, ciência, tecnologia e comércio, além de abordar o acordo Mercosul-UE e outros temas globais e bilaterais com líderes de outros países.
Pontos principais
- Lula e Macron se encontraram em Nova Délhi, à margem da Cúpula sobre Impacto da Inteligência Artificial, para tratar de cooperação bilateral em defesa, ciência, tecnologia e comércio.
- Apesar do intercâmbio comercial recorde de US$ 10,3 bilhões, ambos os presidentes consideram que o potencial das duas economias ainda não foi plenamente atingido.
- Os líderes também conversaram sobre integração transfronteiriça e combate ao crime transnacional na fronteira entre Amapá e Guiana Francesa.
- Macron convidou Lula para participar da Cúpula do G7 em Evian, França, em junho.
- Lula se reuniu com o primeiro-ministro da Croácia, Andrej Plenković, para discutir a implementação do acordo de livre comércio Mercosul-União Europeia, ao qual Macron se opõe.
- O acordo Mercosul-UE, assinado em janeiro, visa criar a maior zona de livre comércio do mundo, mas enfrenta críticas de agricultores europeus e atrasos na internalização.
- Lula também teve reuniões bilaterais com o presidente do Sri Lanka, Anura Kumara Dissanayake, e tem agenda prevista na Coreia do Sul.
Entidades mencionadas
Pessoas
Luiz Inácio Lula da Silva (presidente do Brasil)
Emmanuel Macron (presidente da França)
Narendra Modi (primeiro-ministro da Índia)
Andrej Plenković (primeiro-ministro da Croácia)
Anura Kumara Dissanayake (presidente do Sri Lanka)
Lee Jae Myung (presidente da Coreia do Sul)
Organizações
Palácio do Planalto
Mercosul
União Europeia
G7
ONU
Parlamento Europeu
Tribunal de Justiça da União Europeia
Lugares
Índia
Nova Délhi
França
Amapá
Guiana Francesa
Evian
Croácia
Paraguai
Assunção
Sri Lanka
Brasil
Coreia do Sul
Seul
