Daily Journal

O Futuro da Informação

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

20 de fevereiro, 2026 às 14:04
Agência Brasil - EBC

Resumo

O presidente Lula defende que a regulação da Inteligência Artificial seja feita por uma instituição multilateral do porte da ONU, além de discutir a desdolarização do comércio no BRICS e a relação com os EUA durante sua viagem à Índia.

Pontos principais

  • Lula defende que a regulação da Inteligência Artificial seja responsabilidade de uma instituição multilateral como a ONU para proteger a sociedade.
  • Ele alerta sobre os riscos do uso indevido da IA, especialmente para crianças, adolescentes e mulheres, e critica a falta de interesse em regulação por parte de grandes plataformas.
  • O presidente brasileiro ressalta o papel do BRICS como uma das criações mais importantes das últimas três décadas, representando o sul global e buscando inovação institucional.
  • Lula reitera a defesa da desdolarização do comércio entre países, sugerindo o uso de moedas locais em transações comerciais.
  • Ele afirma ter uma boa relação com o presidente dos EUA, Donald Trump, e busca acordos em áreas como combate ao crime organizado e exploração de minerais críticos.
  • Lula destaca a importância de fortalecer a relação entre Brasil e Índia, promovendo intercâmbio comercial e cultural.

Entidades mencionadas

Pessoas
Luiz Inácio Lula da Silva (presidente)
Donald Trump (presidente dos EUA)
Modi (primeiro-ministro da Índia)
Organizações
Nações Unidas
India Today
Brics
G7
G20
FMI
Banco Mundial
Lugares
Índia
Brasil
Estados Unidos
China
Indonésia
Rússia
África do Sul
Arábia Saudita
Egito
Emirados Árabes Unidos
Etiópia
Irã
Argentina