Daily Journal

O Futuro da Informação

EUA deslocam dezenas de caças ao Oriente Médio em meio a impasse nuclear com o Irã

18 de fevereiro, 2026 às 11:59
InfoMoney

Resumo

Os Estados Unidos estão deslocando um volume significativo de poder aéreo e naval para o Oriente Médio, incluindo dezenas de caças e porta-aviões, em meio a um impasse nas negociações de um novo acordo nuclear com o Irã, sinalizando uma possível preparação para uma ofensiva.

Pontos principais

  • Os EUA estão concentrando um volume incomum de poder aéreo no Oriente Médio devido ao impasse nas negociações nucleares com o Irã.
  • Dezenas de caças, incluindo F-22, F-35, F-16 e F-15E, estão sendo deslocados para bases na Europa e na região.
  • O movimento é interpretado como preparação para uma possível ofensiva contra instalações nucleares iranianas, com o envio de unidades especializadas em eliminar defesas antiaéreas.
  • Aeronaves de apoio como RC-135 Rivet Joint, P-8 Poseidon, E-3 Sentry AWACS e E-11 BACN também foram reposicionadas ou enviadas.
  • No mar, os porta-aviões USS Abraham Lincoln e USS Gerald R. Ford, com seus grupos de ataque, estão operando ou a caminho da região.
  • Os deslocamentos ocorrem em paralelo à pressão do governo Trump para que o Irã aceite um novo acordo nuclear que proíba o enriquecimento de urânio.

Entidades mencionadas

Pessoas
Nicolás Maduro
Donald Trump (presidente)
Organizações
Comando Central dos EUA
Força Aérea dos EUA
Guarda Aérea Nacional
Lugares
Oriente Médio
Irã
Europa
Fordow
Natanz
Isfahan
Virgínia
Lakenheath
Golfo
Creta
Estreito de Ormuz
Mar da Arábia
Caribe
Atlântico
Mediterrâneo Oriental