Em fuga para o Paraguai, Silvinei Vasques levou pitbull e sacos de ração; ele será transferido para Brasília neste sábado (27)
27 de dezembro, 2025 às 08:42
G1 Política
Resumo
O ex-diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques, foi preso no Paraguai ao tentar fugir para El Salvador com documentos falsos e será transferido para Brasília, após ser condenado pelo STF por participação na tentativa de golpe de Estado.
Pontos principais
- Silvinei Vasques, ex-diretor da PRF, foi preso no Paraguai ao tentar embarcar para El Salvador com documentos falsos, levando um pitbull e rações.
- Ele passou a noite na sede da PF em Foz do Iguaçu após ser expulso do Paraguai e será transferido para Brasília neste sábado (27).
- Vasques foi condenado pelo STF a mais de 24 anos de prisão por sua participação na tentativa de golpe de Estado, atuando para dificultar a votação no Nordeste.
- A fuga começou na véspera de Natal, quando ele rompeu a tornozeleira eletrônica e deixou sua residência em São José (SC).
- O ministro Alexandre de Moraes decretou sua prisão preventiva, citando a tentativa de fuga para driblar ordens judiciais.
- Silvinei já havia sido condenado por uso político da estrutura da PRF durante a campanha eleitoral de 2022, resultando em multa e outras sanções.
Tópicos relacionados
Entidades mencionadas
Pessoas
Silvinei Vasques
Alexandre de Moraes
Jorge Kronawetter
Jair Bolsonaro
Julio Eduardo
Organizações
Polícia Rodoviária Federal
PRF
Supremo Tribunal Federal
STF
Polícia Federal
PF
Ministério Público do Paraguai
Polícia Penal de Santa Catarina
Interpol
Lugares
Paraguai
Brasília
Foz do Iguaçu
El Salvador
Assunção
Cidade do Leste
Brasil
Nordeste
São José
Santa Catarina
Rio de Janeiro
