Daily Journal

O Futuro da Informação

Chanceleres de Brasil e EUA conversam sobre comércio e segurança

1 de fevereiro, 2026 às 17:01
Agência Brasil - EBC

Resumo

Os chanceleres de Brasil e EUA, Mauro Vieira e Marco Rubio, conversaram por telefone sobre comércio, segurança e a próxima visita de Lula a Washington, abordando também temas como o Conselho da Paz, a reforma do Conselho de Segurança da ONU e a situação na Venezuela.

Pontos principais

  • Mauro Vieira e Marco Rubio discutiram comércio exterior e cooperação em segurança, além de detalhes da visita de Lula a Washington em março.
  • A conversa ocorreu após o desconforto gerado pelo Conselho da Paz, idealizado por Trump para gerir o futuro da Faixa de Gaza.
  • Lula busca aproximação com Trump no comércio, mas defende a ONU como principal órgão de política multilateral.
  • O presidente brasileiro criticou a proposta do Conselho da Paz e ainda não respondeu ao convite para integrar o colegiado.
  • Lula e Trump já haviam conversado por telefone, onde Lula defendeu a reforma do Conselho de Segurança da ONU e a paz na Venezuela.
  • Ambos os países desejam avançar na cooperação contra o crime organizado transnacional, com o Brasil propondo congelamento de ativos e intercâmbio de informações financeiras.
  • O principal pano de fundo das negociações é a taxação de produtos brasileiros imposta pelos EUA, que já teve parte derrubada, mas ainda afeta itens como máquinas, móveis e calçados.

Entidades mencionadas

Pessoas
Mauro Vieira (ministro das Relações Exteriores)
Marco Rubio (secretário de Estado dos Estados Unidos)
Luiz Inácio Lula da Silva (presidente)
Trump (presidente dos EUA)
Nicolás Maduro (ex-presidente venezuelano)
Organizações
Itamaraty
Organização das Nações Unidas (ONU)
Palácio do Planalto
Casa Branca
Lugares
Washington
Faixa de Gaza
Salvador
Venezuela
Brasil
Estados Unidos