Brasil subiu imposto de importação de mais de mil produtos, incluindo smartphones
21 de fevereiro, 2026 às 09:07
G1 Política
Resumo
O governo brasileiro elevou o imposto de importação sobre mais de mil produtos, incluindo smartphones, para proteger a indústria nacional, enquanto a Suprema Corte dos EUA derrubou o "tarifaço" de Donald Trump.
Pontos principais
- O governo brasileiro aumentou o imposto de importação em até 7,2 pontos percentuais para mais de mil produtos, incluindo bens de capital, informática e telecomunicações, como smartphones.
- A medida visa preservar a indústria nacional, reequilibrar preços e mitigar a concorrência assimétrica, segundo o Ministério da Fazenda.
- Importadores criticam a decisão, alertando para impactos na competitividade e potencial efeito inflacionário em diversos setores e produtos.
- A Suprema Corte dos EUA derrubou parte do "tarifaço" imposto por Donald Trump, que o governo brasileiro vinha criticando.
- O Ministério da Fazenda argumenta que a medida é moderada e alinhada a práticas internacionais de proteção setorial.
- Apesar do aumento, há a possibilidade de pedidos de redução temporária da alíquota para zero para produtos específicos até 31 de março.
- Estudo do CDPP indica que, apesar de um aumento na abertura comercial, a economia brasileira ainda é mais fechada que a de outros países em desenvolvimento.
Entidades mencionadas
Pessoas
Donald Trump (presidente)
Luiz Inácio Lula da Silva (presidente)
Mauro Lourenço Dias (presidente do Fiorde Group)
Organizações
Jornal Nacional
Suprema Corte dos Estados Unidos
Ministério da Fazenda
Fiorde Group
Centro de Debate de Políticas Públicas (CDPP)
Lugares
Brasil
Estados Unidos
China
Singapura
França
