Daily Journal

O Futuro da Informação

Itaú X Bradesco X Santander X Banco do Brasil: qual ação mais atrativa após balanços?

18 de fevereiro, 2026 às 10:35
InfoMoney

Resumo

Analistas de mercado avaliam os resultados do quarto trimestre de 2025 dos principais bancos brasileiros (Itaú, Bradesco, Santander e Banco do Brasil), destacando o Itaú como o preferido, enquanto os demais dividem opiniões ou geram cautela.

Pontos principais

  • Os "bancões" brasileiros divulgaram seus resultados do 4T25, com o Itaú Unibanco (ITUB4) sendo o preferido do mercado devido à qualidade de seus resultados e rentabilidade.
  • O Santander Brasil (SANB11) e o Bradesco (BBDC4) dividem as opiniões dos analistas, com o Santander mostrando lucro em linha, mas questionamentos sobre a qualidade dos ativos, e o Bradesco com projeções conservadoras para 2026.
  • O Banco do Brasil (BBAS3) é visto com cautela pelos investidores, apesar de lucro acima do esperado, devido a preocupações com a qualidade dos ativos e a natureza estatal da instituição.
  • Analistas do Bradesco BBI, XP Investimentos, Genial Investimentos, JPMorgan e BTG Pactual recomendam compra para o Itaú, elevando preços-alvo e destacando seu ROE superior e execução disciplinada.
  • Para o Santander, as recomendações variam entre compra, neutra e venda, com o BTG Pactual o considerando sua menor preferência e o JPMorgan mais otimista com a recuperação do ROE.
  • As ações do Bradesco têm recomendações divididas, com alguns analistas vendo valor atrativo e potencial de superação das projeções conservadoras, enquanto outros mantêm cautela.
  • A maioria dos analistas mantém recomendação neutra ou de venda para o Banco do Brasil, citando preocupações com a inadimplência, provisões e a volatilidade do preço das ações, apesar de investidores estrangeiros serem mais construtivos.

Entidades mencionadas

Pessoas
Janaina Storti (RI do Banco do Brasil)
Marcelo Oliveira (Especialista em RI do Banco do Brasil)
Organizações
Itaú Unibanco
Bradesco
Santander Brasil
Banco do Brasil
LSEG
Bradesco BBI
XP Investimentos
Genial Investimentos
JPMorgan
BTG Pactual
Morgan Stanley
Itaú BBA
UBS BB
Goldman Sachs
Bloomberg
Lugares
Brasil