---
title: "IR 2026: como declarar dependentes, pensão alimentícia e herança"
url: https://dailyjournal.news/news/2026-04-11/heranca-de-dependente-pode-ser-declarada-no-ir-do-titular
published: 2026-04-11T10:01:39.206506+00:00
updated: 2026-04-11T14:29:37.016+00:00
categories: ["economy", "finance"]
topics: ["imposto-de-renda-2026"]
source_count: 2
outlet_count: 2
language: pt-BR
publisher: "Daily Journal"
---

# IR 2026: como declarar dependentes, pensão alimentícia e herança

Contribuintes podem declarar dependentes para reduzir o imposto, incluindo heranças e pensão alimentícia, com regras específicas para cada tipo de rendimento.

## Pontos principais

- Declarar dependentes no IR 2026 permite dedução de R$ 2.275,08 por dependente.
- A herança de dependente é declarada na ficha de "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis" do titular, código 14.
- É obrigatório incluir todos os rendimentos e bens dos dependentes na declaração para evitar a malha fina.
- Gastos com saúde de dependentes não têm limite de dedução, enquanto os de educação têm teto de R$ 3.561,50.
- A herança está sujeita ao ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação), um imposto estadual não declarado no IRPF.

Contribuintes podem declarar dependentes no Imposto de Renda 2026 para reduzir o valor a pagar ou aumentar a restituição, com uma dedução de R$ 2.275,08 por dependente. A lista de quem pode ser dependente inclui cônjuges, filhos, irmãos, netos, bisnetos sob guarda judicial, pais e avós com rendimentos limitados, e menores pobres sob guarda. É crucial incluir todos os rendimentos e bens dos dependentes na declaração para evitar a malha fina.

Além disso, a herança recebida por um cônjuge dependente pode ser informada na declaração de Imposto de Renda do titular, na ficha de "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis", código 14. Embora a herança seja isenta de Imposto de Renda, sua declaração é fundamental para justificar o acréscimo patrimonial. O pagamento de pensão alimentícia também é dedutível e deve ser declarado anualmente, informando o CPF do alimentando. Gastos com saúde de dependentes não têm limite de dedução, enquanto os de educação têm um teto de R$ 3.561,50 por dependente.

## Fontes

- [IR 2026: veja como declarar dependentes e pensão alimentícia](https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2026-04/como-declarar-dependentes-e-pensao-alimenticia-no-ir-2026) — Agência Brasil (2026-04-11)
- [Herança recebida por cônjuge dependente: precisa fazer declaração separada?](https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/heranca-recebida-por-conjuge-dependente-precisa-fazer-declaracao-separada/) — InfoMoney (2026-04-11)

## Tópicos relacionados

- [Imposto de Renda 2026](https://dailyjournal.news/topics/imposto-de-renda-2026)

---

Publicado por Daily Journal. Versão HTML: https://dailyjournal.news/news/2026-04-11/heranca-de-dependente-pode-ser-declarada-no-ir-do-titular
